Williams Renault FW16 1994 San Marino GP versão suja Ayrton Senna 1:12 (Minichamps 547343302)
É o último monoposto que Ayrton Senna pilotou. Um carro provavelmente desenvolvido em pouco tempo, para fazer frente às novas regulamentações técnicas que proibiam qualquer forma de assistência eletrônica, inclusive suspensões ativas.
Mesmo assim, este monolugar revelou-se extremamente competitivo, tanto que no final de 1994 chegou o terceiro título consecutivo de Construtores da Fórmula 1.
Isto graças às seis vitórias alcançadas por Damon Hill, que somou um total de 11 pódios e o segundo lugar no Campeonato do Mundo, correndo com o número zero (isto porque o número 1 deveria ter pertencido a Prost, que se retirou no final de 93 definitivamente).
Mas também às classificações alcançadas por David Coulthard, autor de um melhor segundo lugar em Portugal, e às obtidas por Mansell, que disputou apenas quatro Grandes Prémios, conseguindo sucesso na Austrália.
Projetado por Adrian Newey e Patrick Head, o Williams FW16 apresentava um monocoque de fibra de carbono mais estreito do que o FW15C usado no ano anterior. Este Williams estava equipado com um motor Renault V de 10 cilindros com ângulo de 67° de 3.483 cm³, montado longitudinalmente e capaz de desenvolver até 830 cv.
Rios de tinta já foram escritos sobre o último GP de Ayrton Senna.
Sua temporada não começou bem devido aos defeitos da Williams FW16 sem suspensão ativa.
Nos três primeiros GPs (Brasil, Pacífico, San Marino) ele sempre conquistou a pole position.
No Brasil abandonou devido a um giro, enquanto o GP do Pacífico teve que ser abandonado devido a uma colisão com Hakkinen.
Em 1994 Ayrton Senna chegou à Willliams, equipe que dominou as últimas temporadas da F1.
Após as desistências nas duas primeiras corridas, o Grande Prêmio de San Marino, em Imola, em 1º de maio de 1994, já se tornou crucial.
Ficha de dados
Produtor Minichamps
Escadaria 1:12
Tipologia F1
Ano 1994
Construtor Willians
Piloto Ayrton Senna
Material Fundido sem aberturas
Recipiente Caixa Temática